quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

As Melhores Tirinhas do Freeky (2012 e 2013)

Este é um post que eu gostaria de ter feito ainda antes de terminar o ano de 2013, mas por preguiça falta de tempo deixei pra depois... mas é até bom que estou postando agora no início do ano de 2014 :-)
Então, na verdade não deixa de ser uma retrospectiva daquilo tudo que fiz de mais interessante no blog, afinal de contas, mês que vem começará já a 3ª Temporada!

Caramba! 2 anos já se passaram. Como são as coisas...
É exatamente como diz na música Time, da minha banda favorita, Pink Floyd
And then one day, you find
Ten years have got behind you
E então um dia, você percebe que
Dez anos ficaram para trás

Para aqueles que já conhecem o Freeky é sempre bom relembrar, pois pode ser que deixou de prestar atenção em algum detalhe (ter uma nova visão sobre um assunto é sempre muito legal, principalmente quando se passam alguns anos).
Para aqueles que estão chegando agora é a chance para descobrir se valerá a pena seguir acompanhando as tirinhas ou não, rsrsrs... Ah! Eu acho que não tem como não gostar (modéstia a parte! por favor).

Vamos lá então:


1ª TEMPORADA

Claramente inspirado pela "sede" de desenhar tudo que vinha a mente (e isto é beeeem complicado pois as vezes temos uma ideia e demora pra colocar isto no papel - muitas vezes a ideia vira outra ideia, que vira outra coisa - algumas vezes a ideia final fica até melhor que a original, outras vezes não). Na primeira temporada do Freeky praticamente tivemos o dobro de tirinhas por mês, naturalmente que na segunda temporada tivemos menos tirinhas, mas isto não quer dizer que não tinha post novo todo mês...
A sessão "universo paralelo" e "desenhos em alta" foram criadas para preencher esta lacuna. Em "universo paralelo" só postava assuntos aleatórios (por isso usei o termo "paralelo") e claro, "desenhos em alta" foi um jeito de poder postar outros tipos de desenhos que não tinha nada a ver com as tirinhas (o nome veio da inspiração do Jogo da Vida, onde havia umas casas que diziam "ações em alta, ganhe tanto da bolsa de valores...").
As primeiras 3 tirinhas que postei são uma continuação da outra. Na sequência, depois em 4 partes, eu meio que refiz a origem do Freeky, trazendo-o à uma nova realidade, para o momento em que eu (o Criador) estava passando, tipo, colocando coisas que fazia sentido para mim naquela hora. Como fiz um blog de um personagem que já havia criado (já tinha 8 anos), evidentemente que ele precisaria de uma nova "origem secreta", hehehe...
Como nas tirinhas clássicas ele teve uma origem para a realidade daquela época, eu fui obrigado a reformatar para os dias de hoje. Infelizmente nessa eu também fui obrigado a cortar alguns personagens, como a Elfa Freéya, o Super ALSO7 e a Baratinha Assassina Gigante Mutante Voadora de Pernas Peludas (esta nem eu sabia que existia! hahaha!).
Veja imagens dos bastidores:

Depois que estabeleci que usaria somente os personagens principais, Freeky e o Super Cocozitos, (hummm... pois é... no começo ele era chamado apenas de "Homem-Bosta") foi mais "fácil" (e bota ASPAS aí) continuar o resto. Segui a linha de piadas infames curtas, depois com trocadilhos e por fim comecei a explorar temas sobre astronomia, física quântica e os mistérios da humanidade (tipo "quem somos, porque estamos aqui, qual a razão de tudo isto?"). Também abusei da criatividade fértil e do nonsense!
Importante ressaltar que durante a fase de novas tirinhas aqui no blog, eu meio que abandonei o estilo de quadrinhos em tiras grandes e fiz o estilo de leitura vertical, do tipo que você vai usando o scroll (rolagem) para ver o conteúdo. Foi uma mudança importante pra construção das historinhas.
  • 001 - De Volta para o Passado (16/Jan/2012)
  • 006 - Dá um sim! (24/Fev/2012)
  • 010 - Grand Finale (06/Abr/2012)
  • 013 - Vivo ou Morto? (13/Abr/2012)
  • 016 - A melhor tirinha de todos os tempos - not! (06/Jun/2012)
  • 017 - Além da imaginação (22/Jun/2012)
  • 018 - Rewind e déja-vù (29/Jun/2012)
  • 020 - Águas passadas, quer dizer, futuras (20/Jul/2012)
  • 021 - Feliz Aniversário (25/Jul/2012)
  • 022 - Feliz viagem... e até logo! (05/Out/2012)

2ª TEMPORADA

O segundo ano do Freeky com as tirinhas foi mais, como posso dizer, devagar em comparação a primeira, como escrevi no parágrafo acima, mas mesmo assim não deixei de postar todo mês.
Mesmo postando todo mês, a primeira tirinha da segunda temporada só foi aparecer no meio do ano (segundo semestre), e é claro que, foi justamente no dia do meu aniversário.
Infelizmente leva-se muito tempo até você conseguir concluir uma tirinha pois primeiro de tudo tenho que ter uma boa ideia. Ela é a base de tudo. As vezes uma ideia que achei ser boa hoje, pode amanhã não ser tão boa assim. É sério... veja alguns exemplos abaixo:


Tenho que estar inspirado pra poder sair uma boa tirinha. Depois disso (quando já tiver a ideia feita), vem a hora de por a mão na massa... e aí que me entra o principal vilão da história aí... o tempo! Sim, pois arrumar tempo pra fazer é sagrado. Em meios a tantos projetos e coisas pra fazer, me sobra muito pouco tempo restante. Com jeitinho a gente dá um jeito e no final sai a tirinha. E ainda bem que existe o recurso de "programar" um post, ou seja, não preciso fazer correndo num dia só... vou fazendo aos poucos e programado pra depois de "x" dias a tirinha sair no ar.
Outra questão no processo criativo é o desenho em sí, pois as vezes, arrumar referências para o desenho é complicado. Pra concluir o desenho, leva tempo, imagina pra fazer a versão colorida. Por isso que tiveram algumas tirinhas com um estilo de desenho diferenciado.
Mas a segunda temporada também teve o "amadurecimento" do Freeky. Fiz algumas tirinhas introspectivas e mais filosóficas - podemos colocar assim.
Foi uma temporada de poucos episódios mais com muita qualidade. Segui a fórmula da primeira temporada e consegui produzir estas tirinhas abaixo:

  • 023 - Feliz Aniversário (25/Jul/2013)
  • 024 - Porta dos Fundos (13/Set/2013)
  • 025 - A vida é uma caixinha de surpresa (10/Out/2013)
  • 026 - Só para loucos raros (25/Nov/2013)
  • 027 - Apenas o fim... (13/Dez/2013)
AH! Preciso fazer uma menção honrosa para um post/desenho que adorei fazer. Foi pra sessão "Desenhos em Alta" e que demorou muuuuuuito tempo até que conseguisse terminar tudo. Pra mim foi um dos melhores desenhos + coloração digital que já fiz, o resultado final ficou demais. Confira o desenho do LADO VERDE DA FORÇA.




Então que comece a temporada de caça ao coelho, digo, a
3ª Temporada das Tirinhas do Freeky!


3 comentários:

  1. Fala, André!
    cara essa postagem foi um passeio pelo tempo.. hehe!
    Ficou maassa!

    PO, esse time no teu Banner ficou demais!!
    Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí manoooo!

      Pois é cara, foi legal rever todas estas tirinhas por aí. Eu queria mesmo colocar todas, mas como o post era "as melhores", eu tirei algumas aí do meio, hehehe.

      Este time aí do banner tem história, hahaha. É lá da tirinha #10 (Grand Finale)...

      Não perca mês que vem, nova tirinha na parada!

      Excluir
    2. oi André Luiz ficou bem egal esta mostra das melhores tiras , podemos relembrar cada uma , no momento que a gente leu ...vamos aguardar a 3º temporada.Acho que o Freeky ta querendo os amigos de volta que vc excluiu e nao desenha mais ....rsssss.

      Excluir

+ posts relacionados...