sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Universo Paralelo (6)

Eram os idos de 2004 e um ano atrás em 2003 o Orkut havia acabado de chegar para abalar tudo que conhecíamos sobre relacionamento entre pessoas - hoje denominamos redes sociais.
Pois é, nesta época os blogs estavam bombando (e engatinhando) e então descobriram que pessoas gostavam de postar FOTOS com COMENTÁRIOS (alguém aí falou "Facebook" ?). Eis que surgiu a ideia de juntar blog + fotos e inventaram o FOTOLOG. Uma ideia simples mas interessante, que veio se repetir com o Instagram e Tumblr.

Isto acima foi só apenas para mostrar como nossa Internet também está ficando velha... Os tempos passam, os anos vão se indo embora (estamos a 2 meses do Natal)  e será mesmo que as coisas ficam online pra sempre? Pergunta interessante esta, né?! Foi uma discussão que levantei após ler esta matéria e conversar com meu amigo Adriano Matos, do site AMT Online. São os chamados arqueólogos da web.


Neste meio tempo, ele me mostrou um site (que eu já conhecia mas não tinha explorado tanto como nos últimos dias), chamado WayBackMachine. Através destes site você consegue acessar versões antigas ou que já não estão offlines de qualquer site, ou melhor quase todos... Por exemplo, tente descobrir como era a versão do site do UOL no início dos anos 2000.

Com isso eu consegui recuperar da minha memória meu antigo blog chamado Mundo do Futuro. Não é a versão final dele, pois havia hospedado no antigo provedor da Kit.Net, mas mesmo assim foi legal rever. A partir dele recuperei a lembrança de um fotolog que havia feito só sobre super-heróis, o endereço é: http://www.fotolog.com/super_herois/4343305/
Interessante ver os comentários das pessoas e o trabalho que eu tinha de escanear, ajustar e postar todas aquelas páginas. Ai, ai -- bons tempos!

Fica então a dica para estes "arqueólogos da web" não esquecerem de indexar todas as páginas do meu blog, tá bom? Hehehe...

Como não poderia deixar de citar De Volta Para o Futuro num assunto que envolve de certa forma "viagens no tempo", estou pensando em adaptar toda a trilogia dos filmes para os quadrinhos. Claro que isto demorará muito tempo até concluir tudo. Vou começar com a primeira parte e aí se eu aguentar e der certo vou pra segunda (minha favorita) e a terceira parte.


Isto será de fã para fã, nada com intenções comerciais e nem me meter em problemas jurídicos, não sou louco também, rsrs...

Fazia tempo que não escrevia bastante. Será que alguém chega até ao final lendo tudo que escrevo? Também fica algo a se pensar -- falamos e escrevemos tanto, tanto, pro final virar apenas vibrações cósmicas.

Vibrações cósmicas?! Isto você não sabia. No fundo, todo o nosso universo e multiverso são apenas vibrações de cordas, ou seja, filosoficamente falando, a vida é uma grande sinfonia.
Pra quem quiser entender mais sobre a Teoria das Cordas, veja o vídeo abaixo:

<Atualização geral 15/10/2021>
<Atualização 22/05/2014>
Na verdade eu deveria que ter atualizado muito antes estes links. Reparem mais a baixo, no meu post original, e vai reparar que nenhum dos links dos vídeos estão funcionando, pois o canal do Luc Anderssen foi bloqueado pelo YouTube. Por sorte ele voltou a postar seus vídeos, criando um outro novo desde Abril de 2014.

Eu não vou apagar as atualizações abaixo, deixa aí como registro original, mas vou por abaixo novos vídeos que estão funcionando. O novo canal ainda não tem tudo... Porém minha ideia foi de vocês irem atrás e aprenderem mais um pouquinho sobre este tema fascinante...

TED - O Multiverso e a Teoria de Cordas - 21:48 min


Michio Kaku - O Universo numa casca de noz - 42:14 min

A Teoria da formação do Universo - 39:06 min

Porque o Universo é Plano? - 5:02 min

</Fim da atualização 22/05/2014>


Teoria das Cordas
de um jeito fácil de entender - 28:30 min.

<Atualização 18/11/2013>
Achei este vídeo do físico Michio Kaku
(famoso no programa O Universo, do Canal History)
explicando sobre a importância da Teoria das Cordas para a ciência - como ela pode
unir duas das mais importantes teorias: a da
física quântica e a teoria da relatividade - 4 min.

</Fim da atualização>

<Atualização 12/12/13>
Achei este outro vídeo do físico Michio Kaku explicando mais a fundo sobre a "Teoria das Cordas". O vídeo tem 1 minutinho... Ele começa a explicação sobre esta teoria fascinante. Vejam:


O mais interessante é que no final do vídeo ele diz que
nosso universo na verdade é constituído de
73% de energia escura,
23% de matéria escura,
4% de estrelas.... e por fim apenas
0,03% sobrou para "nós".
ENTÃO FAÇA A CORDA VIBRAR
E VALER A PENA ESTA VIDA!

</Fim da atualização>
<Fim da atualização geral 15/10/2021>
Nos vemos no futuro!

2 comentários:

  1. Nossa internet vive vários ciclos e vive se re-inventando ! Você falou hoje do Instagram, do Fotolog, mas outro que sempre esteve ai era o Flickr ! Eles são todos da época da internet 2.0, quando o visitante passou a ser ativo (!), ou seja, somos nós quem publicamos seu conteúdo. Facebook não seria nada, se não fossem as postagens diárias de piadinhas que, outrora, estavam nos emails e anexos ppt.

    Tentar tirar algo da internet é como tentar tirar xixi de uma piscina. Porém, com o passar dos anos, algumas coisas se perdem, e não tem WayBackMachine que nos tragam os dados de volta. Existem vários órgãos pelos países afora que tentam catalogar as informações de hoje para que sejam preservadas para o futuro. Sites abrem, sites fecham... e as informações, pra onde vão ? Aparentemente o Brasil ainda não está se preocupando em preservar tantas informações que são geradas hoje em dia. Dizem que em um dia, geramos MBs que existiam até os anos 80 !

    E já que falamos em Facebook : esses dados que entram nele, será que teremos acesso no futuro ?

    Qual será a próxima geração dessa internet ? Quero estar aqui para acompanhar ! Abraços !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa! E eu também vou querer estar...
      Nem que seja de algum outro multiverso por aí, rsrs.

      Lembrei agora que existe um programa que copia todo o conteúdo de um site para o seu computador, para você poder acessar OFFLINE depois, o nome chama-se: HTTrack WebSite Copier (http://www.httrack.com/)

      Excluir

+ posts relacionados...