terça-feira, 27 de agosto de 2013

Universo Paralelo (5)

Eu estou com preguiça sem tempo para fazer novas tirinhas e pensei no que eu poderia colocar no blog para não ficar sem nenhum post por muito tempo. Aí pensei: "porque não falar de quadrinhos (hqs)? afinal, é uma das minhas paixões... !"

Então lembrei que tempos atrás (em 24 de novembro de 2011) fiz uma lista de melhores 20 histórias em quadrinhos que já li nos últimos tempos. Esta lista não inclui necessariamente só revistas em quadrinhos de super-heróis, ou sobre heróis, tão pouco de revistas (ou como costumamos dizer; graphic novels) consagradas -- como Watchmen, V de Vingança, Batman O Cavaleiro das Trevas, Demolidor A Queda de Mordock, Hard Boiled, O Incal (eita... não vou começar uma nova lista aqui) -- mas sim de HQs que marcaram minha vida de alguma forma, que chamou minha atenção.

Esta lista ainda está bem atual pra mim, talvez acrescentaria uma ou outra revista aí no meio (como Flex MentalloTransmetropolitan, Preacher, O Inescrito e Sweet Tooth - todas do selo Vertigo/DC, Neonomicon - de Alan Moore, e Retalhos - de Craig Thompson).

Abaixo segue mini-resumos de algumas Histórias em Quadrinhos - ou Banda Desenhada - como diria nossos "companheiros" portugueses:
Quando terminei de ler Leões de Bagdá eu lembro de no final ter rolado uma lágrima e ter pensado -- "Ual! Como nós humanos somos uns animais...". Conta como os animais reagiram ao ataque dos EUA em cima do Iraque, no dia 20 de março de 2003. Tem uma cena fantástica: o leão está em cima do prédio e os soldados a espreita do outro lado, então o leão avista os soldados e pensa que vai morrer, só que na mesma hora os soldados acharam que o leão iria dar o "bote" pra cima deles... Bom, nem preciso terminar...
Quando terminei de ler A Força da Vida fiquei com esta mensagem por muitas semanas permeando meus pensamentos -- "temos que sempre ter força pra continuar a viver, pois ela não é fácil. sempre terá alguém numa situação pior que a gente".
A revista Maus foi outro exemplo, mostrou um lado da história do massacre da 2ª Guerra Mundial de um jeito incrível -- "poxa, e eu achando que maus era de maldade mas sim, quer dizer rato em alemão, e se refere-se aos nazistas. porém, no final, não deixa de fazer sentido".
Quando comecei a ler Y - O Último Homem, parecia que estava assistindo a um seriado na TV de tão bem feita era os diálogos e as sequências de imagens. Quando terminei de ler aprendi que -- "não podemos deixar o mundo ser dominado pelas mulheres (hehehe) e coitado de quem será o último homem da face da terra!"
Ao iniciar minha leitura na coleção de Fábulas, da Vertigo, achei que seria algo meio "feijão com arroz", "mais do mesmo"... Porém, quando terminei de ler o primeiro encadernado também tive um baque pra trás pois a história é simplesmente fantástica. (A série ainda continua a ser publicada). Misturar as fábulas que já conhecemos e trazer pro mundo real não é uma tarefa muito fácil. Nesta série, as coisas são feitas com maestria e tudo vai fazendo sentido. A cada história você quer saber mais e mais do que vai acontecer.
A série Ex Machina foi uma das mais legais que já li sobre política. Começou logo depois do 11 de setembro -- mostrou a trajetória do prefeito de NY que um dia foi um super-herói por causa de um amuleto alienígena que permitia que ele falasse com as máquinas - qualquer tipo de mecanismo eletrônico! Quer dizer, ele podia falar com as máquinas. O arqui-inimigo dele conseguiu poderes de conversar com animais. Foi muito legal ler esta série pois deu pra ver o outro lado dos bastidores da política que a gente nunca imaginou que poderia acontecer (mesmo que com pitada de ficção).
Escalpo é uma série que não terminei de ler ainda. Parei de comprar a revista mensal Vertigo (da editora Panini) na qual lançava as histórias mensais. Porém, ao terminar de ler pude entender "como é a verdadeira máfia dos índios norte americanos ao melhor estilo O Poderoso Chefão". Não preciso dizer mais nada, né?! Simplesmente um tapa na cara. 
Quando terminei de ler O Corvo deu vontade de chorar. Sério, a história é muito bonita e densa ao mesmo tempo. Você torce por ele (o Eric Draven) a cada vingança que executa contra os caras que mataram sua esposa namorada. Talvez a melhor mensagem pra finalizar seria -- "a vingança nunca é plena mata a alma e a envenena", pois mesmo depois da sua vingança, sua alma não descansou mais em paz... 
Quando terminei de ler Chosen - O Eleito do Senhor tive a sensação de que minha fé foi abalada! Hahahaha - claro que não! Mas sabe quando fica com uma pulga atrás da orelha por alguns segundos? Também pudera, eu tinha apenas 20 anos na época, hoje estou com quase 30 anos... Vale muito a pena ler.
Outra HQ que li e me deixou "abalado" foi Dark Blue: Azul Profundo. É uma mistura de Matrix com Sin City. Não preciso dizer o resultado disso... Minha mente simplesmente explodiu! Muuuuito foda boa a história. Realmente podemos dizer que é profunda. Também vale a pena leitura...
Se você assistiu aos filmes do Jason Bourne e gostou muito, não tem como não gostar de XIII (leia-se 13). Quando terminei de ler deu aquele gosto de "quero mais", sabe? A linha da HQ é um pouco diferente do filme, mas é tão legal quanto. Não dá pra dizer que é imitação pois ambas as histórias (da HQ e do Filme) foram inspiradas na série de livros escritos por Robert Ludlum. Nem preciso dizer que é leitura obrigatória?
Cicatrizes é sem dúvida a HQ mais triste da lista. Não tem como não marcar sua vida após ler um drama desses. Leão de Bagdá e Maus estão quase alí, mas Cicatrizes ganha o Oscar. Vale a pena? Sem dúvidas!!
Ai, ai, se eu for comentar de todas as HQs aqui ficaria o dia inteiro escrevendo sobre.
Tive que resumir bem! Fazer resenhas é muito complicado, ter que escolher as palavras certas pra detalhar uma linha de raciocínio ... aff, fiquei com dores de cabeça! Hahaha. Mas foi bom poder escrever um pouco sobre estas HQs, me fez ter vontade de ler novamente - todas elas!



“Falar sobre quadrinhos é engraçado. Para mim não é nem literatura e nem arte.
É mais que uma 'arte sequêncial'. Melhor que cinema, muitas vezes... É a 9ª arte!
Quadrinhos é simplesmente quadrinhos;  ou você ama ou você odeia.

Segue abaixo a lista:


1- Fábulas » por Bill Willingham [comprar]
2- Y: O Último Homem » por Brian K. Vaughan [comprar]
3- Ex Machina » por Brian K. Vaughan [comprar]
4- Leões de Bagdá » por Brian K. Vaughan [fora de estoque] [comprar importado]
5- Escalpo » por Jason Aaron [comprar]
6- 100 Balas » por Brian Azzarello [comprar]
7- Maus - a História de um Sobrevivente » por Art Spielgelman [comprar] [alternativa: comprar]
8- O Corvo » por James O'Barr [fora de estoque] [comprar importado]
9- Chosen: O Eleito do Senhor » por Mark Millar [esgotado] [comprar importado]
10- Azul Profundo » por Warren Ellis [comprar]
11- A Força da Vida » por Will Eisner [comprar]
12- Eu Sou Legião » por Fabien Nury [comprar]
13- XIII - O Dia do Sol Negro » por Jean Van Hamme [comprar]
14- As Aventuras de TinTim: O Segredo do Licorn » por Hergé [comprar]
15- Cicatrizes » por David Small [comprar]
16- Três Sombras » por Cyril Pedrosa [comprar]
17- Superman: As Quatros Estações » por Jeph Loeb [esgotado] [comprar importado]
18- X-Men: Deus ama, o Homem mata » por Chris Claremont [esgotado] [comprar importado]
19- Crise de Identidade » por Brad Meltzer [esgotado] [fora de estoque] [comprar importado]
20- The Walking Dead » por Robert Kirkman [comprar]

E vale destacar duas menções honrosas brasileira:
- Daytripper » por Fábio Moon e Gabriel Bá [comprar] [alternativa: comprar]
- MSP - Maurício de Sousa » por 50 Artistas (trilogia) [comprar]


E você?! Leu alguma coisa por estes tempos?
Alguma nova HQ, um livro, um filme, bula de remédio (rsrsrs)?
Tem alguma coisa a dizer sobre a lista? Recomenda algo?

Bom, espero que tenha gostado.
Obrigado =)

Nos vemos no futuro!

8 comentários:

  1. Gostei do post ! Confesso que eu não conheço muito sobre esses quadrinhos adultos. Li bastante Turma da Mônica e depois acabei ficando tempo demais na internet :D

    Mas ler você falando sobre os quadrinhos me deixou bem curioso sobre eles, pq é como um livro, mas com a arte dos desenhos, são duas artes juntas, da escrita e do desenho. Enquanto comento, vejo os quadrinhos no fundo do site e vejo como você desenha muito cara. Desenhar assim é uma arte ! E essas HQs que você citou devem ser realmente incríveis. Qualquer hora pego umas emprestadas com você ;)

    Eu falei que não conheço as HQs citadas, mas falei que li muito Turma da Mônica e ... eu já li a MSP 50 ! Realmente é outra pegada, é algo muito mais.... denso? Mais profundo, muito bacana mesmo.

    Continue com suas dicas de quadrinhos aqui, se tiver alguma que você possa indicar que esteja disponível online, melhor ainda ! :)

    Preciso passar menos tempo online e mais tempo lendo ! Abs !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei do seu comentário. Muito obrigado pela apreciação.

      Se todos que lerem se interessar de correr atrás em ler alguma destas HQs que recomendei, já vou ficar feliz.

      Conforme sua sugestão, já coloquei em todas as HQs um link para comprá-las. Algumas já estão fora de catálogo e esgotadas, porém, coloquei um link para comprar em inglês. OK, se buscar melhor pode achar em outro site talvez ou mesmo na versão "scan" (download grátis).

      Mas tem uma coisa que comentou que eu sempre defendo: uma revista em quadrinhos muitas vezes é melhor que um bom livro POIS mistura a literatura com a arte.

      As graphic novels Cicatrizes e Retalhos é um ótimo exemplo desse tipo.

      Abs.

      Excluir
  2. Olá André, vim agradecer seu esclarecimento lá na postagem do Game do Fantasma. Brigadão!
    A propósito, não gostaria de fazer um desenho do Fantasma para publicarmos na seção FanArt? Seria bacana ver o 'espírito que anda' no seu traço.
    Cordial abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Gostei do seu blog também e fico feliz (honrado) por me chamar para sua seção de FanArt.

      Alguns anos atrás eu já me aventurei em fazer uma arte do Fantasma, pode ser vista no finado Fotolog, neste link: http://www.fotolog.com.br/also7/4832848/

      Mas pode deixar que, se preferir, além desta arte, vou fazer uma arte bem caprichada e exclusiva pra colocar de uma vez no seu blog!

      Obrigado.

      Excluir
  3. Pô André, beleza que tenha topado participar da seção FanArt. Ficamos aguardando sua ilustração. Pode enviar para o email
    monoda.esperanto@yahoo.com.br

    Ah, e lembre-se de enviar também um breve resumo de sua carreira para colocarmos junto ao desenho.
    E mais uma vez brigadão pela visita e comentários lá no blog.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. oi Andre Luiz , parabens pela resenha das Historia HQ acima .Bem resumidas e bem explicada aos leigos ....rssss...Comparando com nossas vida na Realidade não virtual e nem Paralela , mas dentro do Aqui e Agora do nosso cotidiano.Continue assim , sempre dedicando uma pequena porção de seu tempo para quem entrar aqui e ler o que acha do que le, que são uma grande paixão de muita gente :HQ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas sábias palavras aqui escritas. Só tenho a agradecer a você por um certo momento no tempo ter me chamado atenção para leitura de HQ, onde um dia a noite (nunca vou esquecer a cena), você chegou em casa e me disse: "Olha só o que o Pai trouxe pra você. Dois gibis que o cara da banca disse que são os mais vendidos e que o pessoal mais gosta de ler. É bom porque você precisa escrever direito, sua professora vive reclamando que escreve errado. Só vai escrever direito se ler muito. Espero que goste."
      Desde este dia em diante minha paixão começou a crescer. Já gostava de desenhar e ver desenhos animados na TV, mas depois de ter contato com os quadrinhos e saber que tudo que via na TV vinha primeiro dali, foi um prato cheio!
      Obrigado por tudo ;-)

      Excluir
  5. aproveitando o espaço aqui do Amigo Freeky quero agradecer ao Andre Luiz e ao Milton ,colaborador do Blog Kit Walker (FANTASMA,o Espirito que Anda )que é alegria ver Pessoas se preocupando em passar informações desse grande Heroi meu do HQ , junto com outros lógico.Mas o Fantasma eu adora ver as Historias dele.....ver dar uma olhada no fim de semana no blog do Kit Walker.Abraços e bom fim de semana a todos voces e a quem aparecer por aqui para ler .....

    ResponderExcluir

+ posts relacionados...